Alternativas

Assemblearismo
  • Guia rápido de assemblearismo: Para evitar reuniões longas e improdutivas, e formas anti-democráticas de actuar, é necessária a aquisição de certos conhecimentos sobre técnicas de assemblearismo, mas é também necessária uma atitude cooperativa e de compromisso por parte das participantes em relação à assembleia. 
  • Funcionamento de uma assembleia deliberativa (seja popular, espontânea, associativa, governativa, académica ou outra)
        O método espanhol: o consenso como objectivo; federação de assembleias: 
  • Metodología asambleariaEl objetivo será promover en todas las asambleas del movimiento un funcionamiento transparente, horizontal, y que permita a todas las personas participar en igualdad de condiciones. Para ello, uno de los objetivos centrales será evitar que surjan líderes o jefes que decidan por todos sin tenerles en cuenta, cómo los políticos, vamos. 
  • Guía rápida para la dinamización de asambleas popularesLa presente Guía Rápida pretende facilitar y dinamizar el desarrollo de las distintas Asambleas Populares generadas tras el inicio del Movimiento 15 de mayo (Acampada Sol).
  • Discussões de método: Democracia unanimista? : A discussão que arruinou a assembleia popular de ontem.

Assembleias Populares - A Assembleia Popular é um fenómeno que começou no início da década de 90 e ganhou força no início do século XXI. Tem como objectivo constituir fóruns de organização popular, a diversos níveis: de bairros, municipais, regionais e nacionais. De modo a construir um processo político de democracia directa e ser também um espaço de aglutinação e fortalecimento nos movimentos sociais.

Associações - reúne um conjunto de pessoas (9 no mínimo) com interesses comuns e sem fins lucrativos. Ver mais informações aqui: http://offxore.blogspot.com/2011/08/associativismo.html

Comércio Justo - O Comércio Justo (CJ) é um movimento social e económico que pretende construir uma alternativa ao comércio convencional. Ao contrário deste, que tem em conta apenas critérios económicos, o CJ rege-se também por valores éticos que incluem aspectos sociais e ambientais. Significa colocar o comércio, quer de produtos quer de serviços, efectivamente ao serviço das pessoas, buscando o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do mundo como um todo.

Cooperativas - a solução universal para os trabalhadores (5 no mínimo) se organizarem, sem patrões e protegidos por benefícios fiscais.

Economia solidária - é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido. No Brasil: Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente.

Hortas urbanas

IPPS - Instituições Particulares de Solidariedade Social

Mecenato cultural - conjunto de incentivos fiscais a quem contribua para apoiar actividades culturais, segundo declaração de interesse cultural emitida pelo Mistério da Cultura.

Mecenato social, ambiental, científico, tecnológico e desportivo - conjunto de incentivos fiscais no sentido de estimular as empresas e os particulares a efectuar donativos a favor de entidades, privadas ou públicas, que desenvolvam a sua actividade em benefício de causas sociais previstas.

Microcrédito pequeno empréstimo bancário destinado a apoiar pessoas que não têm acesso ao crédito bancário, mas querem desenvolver uma actividade económica por conta própria.

Okupas - ocupar um espaço ou construção, abandonada ou desabitada, com o objectivo de alojar um colectivo de pessoas. Legalidade: Enquadramento legislativo na Constituição da República Portuguesa: http://empreendokupa.org/site/legalidade/

ONGs - Organizações Não Governamentais
ONGAs - Organizações Não Governamentais de Ambiente
ONGD - ONG de Desenvolvimento

Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais. Ver: Orçamento Participativo em PortugalOrçamento Participativo de Lisboa 2011 - 1ª Assembleia Participativa em 31 de Março.

Voluntariado - acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção. http://www.bolsadovoluntariado.pt/

Movimentos de cidadãos e intervenção cívica

Colectivos e comunidades
Condomínios 
Fundações

Sem comentários:

Enviar um comentário