sábado, 5 de novembro de 2011

Nazaré contra a privatização da água


Comissão lança abaixo-assinado contra concessão de água da Nazaré a privados
Publicado a 4 de Novembro de 2011, por Joana Fialho
 

A “privatização” da água na Nazaré não é um assunto pacífico

A Comissão Defesa Águas da Nazaré vai lançar um abaixo-assinado contra a intenção da autarquia local em concessionar os serviços de água e saneamento a privados, uma medida já aprovada pela Assembleia Municipal, no final do passado dia 30 de Setembro.

Além da recolha de assinaturas, a comissão vai ainda realizar diversos debates sobre o que diz ser uma “negociata” com os recursos naturais do concelho. O primeiro realiza-se esta noite, 4 de Novembro, pelas 21h30, na Biblioteca de Instrução e Recreio (Valado dos Frades).

Em Setembro, o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso, disse que a concessão dos dois serviços permite “um melhor serviço à população, aumentando o grau de eficiência, com menores custos para os consumidores e poupança de recursos”.

Não se trata de vender ou alienar recursos, mas sim de entregar a sua gestão a uma entidade privada, e esta é, para a autarquia, a melhor opção “uma vez que garante um produto e um serviço de qualidade, assegura a manutenção do património existente, induz à concretização de investimentos futuros e atesta a rentabilização do sistema, mantendo a posse dos recursos naturais na esfera do Município da Nazaré”.

Mas a Comissão Defesa Águas da Nazaré não podia estar em maior desacordo. Em comunicado, o grupo acusa a autarquia de ter vindo a “aumentar exponencialmente as tarifas de água e saneamento do concelho, aumentos esses que penalizam brutalmente os residentes, sobretaxando os não residentes e o comércio”. E diz que Jorge Barroso nunca cumpriu a promessa de “baixar o montante global e deixar de indexar o consumo de água à factura dos resíduos sólidos”, feita em 2010.

Para a comissão, a concessão/privatização da água e do saneamento por um período de trinta anos, aprovada em Setembro, vem explicar os “sucessivos aumentos”. Uma medida que, aponta o grupo, não foi apresentada aos eleitores em período de campanha autárquica.

Alertando que os nazarenos estão perante uma “negociata dos recursos naturais, vitais à sobrevivência” que deve ser travada, a comissão traça o cenário dos próximos anos caso a concessão avance: “preços duplicam e triplicam, investimento praticamente nulo… O lucro fácil. Mais tarde a remunicipalização dos serviços com investimentos brutais”. Além disso, não se sabe o que acontecerá aos trabalhadores dos Serviços Municipalizados.

Por isso, o grupo defende que é hora da população se mexer, “manifestando-se contra este atentado a um bem completamente inegociável – a água”.

Além do abaixo-assinado e dos debates, que quer levar a cabo nas três freguesias do concelho da Nazaré, a comissão promete outras formas de luta, ainda por definir. Por enquanto, a luta faz-se também no espaço virtual, em www.aguasdanazare.org.

1 comentário:

  1. eu não sendo habitante em NAZARÉ mas sou contra a privitazação da agua pork o resultado já se viu em muitas outras localidades e portanto será catastrofico pa a população ter de aceitar mais essa penitencia ,,,por favor lutem e façam o maximo pa impedir tal ke aconteça,estou solidária com voçés e bem contra essa decisão de PRIVATIZAÇÃO DE AGUA.

    ResponderEliminar